Fonte: OpenWeather

    Saúde feminina


    Dormir sem calcinha faz bem? Tire as dúvidas e entenda os benefícios

    Quando a vulva fica abafada, cria-se um ambiente propício ao acúmulo de secreções e à proliferação de micro-organismos

    O ginecologista e obstetra, Thiago Gester, explica que são inúmeros os benefícios de dormir sem calcinha | Foto: Reprodução

    MANAUS - Sabia que faz bem dormir sem calcinha? Se é mulher e não sabe, fique tranquila – a maioria das brasileiras também tem várias incertezas sobre esse e outros hábitos que resguardam a vagina. É o que revela uma pesquisa encomendada pelo laboratório Sanofi-Aventis à Conecta, empresa do grupo Ibope. 

    Segundo a pesquisa, 42% das entrevistadas não tiram a calcinha para dormir. O dado revela como hábitos simples e eficazes para a saúde ainda são desconhecidos por boa parte das mulheres.

     

    A seguir, entenda o porquê dormir sem calcinha faz bem e confira outros hábitos que colaboram para a preservação da saúde íntima feminina.

    O ginecologista e obstetra, Thiago Gester, explica que são inúmeros os benefícios de dormir sem calcinha. 

    "

    Ajuda a arejar e melhora a circulação de ar na vagina prevenindo e evitando quadros de corrimentos vaginais, principalmente por fungos como candidíase "

    Thiago Gester, Ginecologista e obstetra

     

    Para quem se depila com lâmina, segundo Gester, dormir sem calcinha ajuda na melhora do quadro de foliculite após depilação íntima. "Ajuda a evitar escurecimento vaginal nas zonas de atrito, a prevenir a infecção urinária e a aumentar a circulação sanguínea na região vaginal, contribuindo para o fortalecimento do sistema imune".

    Sem tirar a calcinha

    Agora, se a mulher acha desconfortável abrir mão da lingerie, sem crise. Mesmo sabendo quais são os benefícios de dormir sem calcinha, nem todas as mulheres se sentem confortáveis de ficar sem a peça durante a noite. Nesses casos, é importante escolher um modelo altamente respirável, que não abafe a região. 

    "

    Para quem não consegue abrir mão da companheira diária, sem problemas, dormir sem calcinha não é obrigatório. Basta dar prioridades para as calcinhas de poros, ou seja, de 'algodão' ou de 'rendinhas' as quais são mais indicadas e fresquinha nesse caso "

    Thiago Gester, Ginecologista e obstetra

     

    Hábitos saudáveis

    Dormir sem calcinha faz bem para saúde, mas outros hábitos são tão fundamentais quanto evitar a peça durante a noite. Usar pijamas e camisolas largas, por exemplo, oferece o mesmo efeito de dispensar a calcinha durante o sono. Afinal, as peças deixam a região ventilada durante a noite.

    Leia Mais

    Candidíase de repetição: o que é e como se prevenir

    Secreção na calcinha? Saiba o que pode ser