Fonte: OpenWeather

    Almoço de Páscoa


    Especialista indica vinhos para almoço da Páscoa

    Para harmonizar com os pratos que são típicos do período, o sommelier Rodrigo Pimenta, de Manaus, lista algumas sugestões de vinhos.

     

    Para harmonizar com os pratos que são típicos do período, o sommelier Rodrigo Pimenta, lista algumas sugestões de vinhos.
    Para harmonizar com os pratos que são típicos do período, o sommelier Rodrigo Pimenta, lista algumas sugestões de vinhos. | Foto: Divulgação

    A Páscoa é uma das datas mais tradicionais do ano, momento em que as famílias se reúnem para celebrar e agradecer pelas conquistas. Os almoços especiais, além do domingo de Páscoa, também acontecem no feriado de Sexta-feira Santa. Para harmonizar com os pratos que são típicos do período, o sommelier Rodrigo Pimenta, de Manaus, lista algumas sugestões de vinhos.

    Em geral, nesse período, as famílias costumam consumir pratos à base de peixe e um dos preferidos é o bacalhau.

    Vinho branco

    Segundo Rodrigo Pimenta, uma boa sugestão para combinar com a iguaria é o vinho branco Soalheiro Alvarinho. Ele explica que a uva alvarinho tem como característica o fato de ser muito aromática, encorpada e cremosa, oferecendo uma sensação agradável na boca quando combinada com o bacalhau. Esse vinho também harmoniza bem com salmão e peixes regionais, como o pirarucu e tambaqui.

    Vinho tinto

    Os que preferem o vinho tinto a recomendação de Paulo Laureano é Vinhas Velhas. Essa é uma bebida bastante equilibrada, diz ele, com taninos na medida e de uma qualidade incomparável. “Também possui notas de frutos maduros escuros como ameixa e amora, acompanhado de um bom floral”, complementa.

    Leia também: Vinhos e Elas reúne apreciadoras da bebida em Manaus

    Vinho do Porto

    Para acompanhar a sobremesa, o sommelier sugere dois rótulos. Como faz parte da tradição da Páscoa o consumo de chocolate, a recomendação dele é para o vinho do Porto Croft Ruby, que combina perfeitamente com a versão meio amargo do doce, que possui teor alcoólico marcante e equilibra bem com a acidez da bebida.

    Outra sugestão do especialista é o Justinos Madeira, um vinho  doce, com toques de frutos secos e especiarias.

    Leia também:

    Gosta de vinho? Tem delivery da bebida em Manaus