Fonte: OpenWeather

    Fruto da Amazônia


    Remédio natural para emagrecer: Conheça o poder do guaraná em pó

    Saiba quais são os principais benefícios do guaraná em pó e a quantidade ideal de ingestão

    | Foto: Divulgação

    Manaus - O pó de guaraná, produzido a partir das sementes do guaraná, traz inúmeros benefícios como aumentar o estado de alerta e atenção, melhorar o humor e estimular a queima de gordura no corpo, sendo uma excelente opção para dar mais disposição para o treino e para dietas de emagrecimento.

    A quantidade recomendada é de 2 a 5 g por dia, pois o consumo excessivo pode trazer efeitos colaterais como insônia, alterações de humor e palpitações cardíacas, não sendo recomendado seu uso para crianças, mulheres grávidas e idosos. Veja a seguir cinco benefícios do pó de guaraná:

    1. Aumentar o rendimento do treino

    O pós de guaraná aumenta a disposição e  estado de alerta, o que gera uma maior dedicação na hora de treinar. Além disso, ele retarda a sensação de fadiga, especialmente em exercícios de longa duração, permitindo que uma maior dedicação e esforço no treino ou na competição.

    2. Favorecer a perda de peso

    O uso de pó de guaraná ajuda a reduzir o peso por ser rico em cafeína e antioxidantes que aceleram o metabolismo e favorecem o uso da gordura como combustível para o corpo. Além disso, ele tem um efeito de redutor da fome, afastando a vontade de comer entre as refeições.

    No entanto, é importante lembrar que esse efeito é potencializado quando o pó de guaraná é utilizado juntamente de uma dieta equilibrada e da prática regular de atividade física.

    3. Aumentar a concentração para estudar

    Por conter cafeína e substâncias como teobromina e teofilina, o pó de guaraná ajuda a aumentar a concentração, o raciocínio e o estado de alerta para uma maior dedicação nos estudos e atenção durante provas.

    No entanto, é importante que o pó seja consumido apenas durante o dia, pois o consumo durante a noite pode acarretar insônia.

    4. Melhorar o humor

    O pó de guaraná estimula a produção dos hormônios dopamina e serotonina, que estão ligados ao aumento da sensação de bem estar, melhorando o humor. Isso se deve tanto à presença de cafeína quanto ao seu alto teor de antioxidantes, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso central.

    5. Controlar colesterol e triglicerídeos

    O pó de guaraná é rico em flavonoides e saponinas, substâncias com forte poder antioxidante que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, e alguns estudos mostram o seu benefício também no controle dos triglicerídeos.

    Além disso, ele é rico em pectina, uma fibra que estimula uma maior eliminação de gordura nas fezes, o que também ajuda reduzir o colesterol.  

    Efeitos colaterais do consumo excessivo

    O consumo excessivo de pó de guaraná pode trazer efeitos colaterais ligados ao excesso de cafeína, que provoca sintomas como ansiedade, inquietação, alterações de humor, tremores, perda de apetite, tensão muscular e palpitações cardíacas.

    Esses efeitos são devido ao alto teor de cafeína consumido através do pó de guaraná, e são conhecidos como cafeinismo. Para solucionar, deve-se parar o consumo do guaraná e de outros alimentos ricos em cafeína, como café, refrigerantes de cola, chás e chocolate. 

    *Com informações do site Tua Saúde

    Leia mais:

    Conheça 10 frutas que só podem ser encontradas na Amazônia

    Cinco frutas da Amazônia que você precisa provar na vida

    Conheça 10 benefícios do chá de salsinha e saiba como fazer