Fonte: OpenWeather

    Saúde


    Período fértil: saiba o que é e como calcular

    É possível descobrir por meio dos dias da menstruação e sintomas como, espinhas, aumento da temperatura, aumento da libido e apetite

    A ovulação é o nome dado ao processo que ocorre normalmente em cada ciclo menstrual | Foto: Reprodução/ Internet

    Tanto para as mulheres que desejam engravidar como para aquelas que querem prevenir uma gravidez não planejada, por exemplo, saber o seu período fértil é fundamental para que elas consigam planejar os próximos passos de sua vida. O período fértil nada mais é que o tempo do ciclo menstrual em que mulheres têm chances de engravidar. Isso ocorre porque a mulher libera apenas um ou dois óvulos por mês, diferente do homem que produz diversos espermatozoides.

    Geralmente esse momento é o intervalo de 6 dias que acaba no dia da ovulação. Existem vários sintomas de ovulação, e a maioria dos métodos de detecção da ovulação se baseiam neles para identificar os dias férteis. Muitas mulheres não apresentam sintomas de ovulação, alguns dos sinais ocorrem apenas após a ovulação, acontecendo de 24 a 36 horas antes.

    A ovulação é o nome dado ao processo que ocorre normalmente em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais ativam os ovários para liberar um óvulo, entre 12 a 16 dias antes do início da próxima menstruação.  Os sinais geralmente são: secreção vaginal transparente, espinhas, aumento da temperatura, aumento da libido e apetite, dor no baixo do ventre, irritação e instabilidade emocional.  

    Como calcular o período fértil

    Para calcular o período basta inserir a quantidade de dias que o seu ciclo possui, o dia que deu início pela última vez. Normalmente o ciclo pode durar 21 a 40 dias, mulheres com ciclos curtos de 21 dias tem um período de fase estimulante dos folículos menos que mulheres com ciclos longos com cerca de 35 a 40 dias. Quem possui o ciclo irregular, calcular o período fértil não é seguro, em razão do ciclo não ser apresentado em um único período. 

    Segundo o ginecologista e obstetra Thiago Gester, o corpo feminino pode apresentar diversos sinais do período fértil

    Ver essa foto no Instagram

    🔊Atençãoooo Mulherada!! . Vocês sabem quando estão no seu PERÍODO FÉRTIL? 🐥+🐸= 👶 . 🥁SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ OVULANDO 🥚? . 📣Vocês sabiam que o corpo feminino ♀️ apresenta alguns SINAIS 🚦 quando está no PERÍODO FÉRTIL💃? . . . 🛑Durante essa fase a mulher pode perceber algumas diferenças em seu organismo, e com a ajuda dessas pistas biológicas, saber qual é o momento mais propício para ENGRAVIDAR🤰🤱 ou Evitar uma Gravidez Indesejada ❌🤰🏻. . . 📣📢 SEGUE AS DICAS DO DR. THIAGO GESTER 👨‍⚕️, o seu Médico Ginecologista! . ♀️SECREÇÃO VAGINAL : O muco vaginal está mais espesso, pegajoso e transparente, lembra uma CLARA DE OVO🥚. Esse é o primeiro indício que a OVULAÇÃO está chegando🥚🚗. . ♀️AUMENTO DA LIBIDO E DO APETITE SEXUAL : A progesterona é um hormônio produzido na ovulação. E além de elevar a temperatura do corpo aumenta o apetite sexual 💏💞. Nesse MOMENTO a RELAÇÃO SEXUAL pode ser bem mais PRAZEROSA 🍒 de deixar o casal 🤪💏. Nessa hora ⏰ " o TZÃOOOOO está a MIL, nós HOMENS AGRADECEMOS! 👨‍💼🙏. Obg, DE NADA! . ♀️AUMENTO DA LUBRIFICAÇÃO VAGINAL: Durante esse período sua 🐸 fica mais lubrificada, ou seja, "molhadinha" 🛀. Você sabe sim qdo isso acontece 🤗😜! CUIDADO hein 😂🚨 PODE VIR UM 👼 se não usar MÉTODO CONTRACEPTIVO. . ♀️A MULHER FICA MAIS BONITA E ANIMADA: Estudos 📚 comprovam isso. VOCÊ esta linda e animada hoje?? SE SIM...pode estar no PERÍODO FÉRTIL a todo vapor ☄. . ♀️AUMENTO DA TEMPERATURA CORPORAL🌡: Durante o PERÍODO FÉRTIL a temperatura do corpo da mulher sofre leve alteração 📈. Se for medida da maneira correta😀, essa elevação pode ser percebida e tida como mais um indício da OVULAÇÃO. 😈😼🤓 . ♀️DOR PÉLVICA: No pico de todos esses "sintomas", algumas mulheres podem ter uma DOR PÉLVICA LEVE 😣. Esse INCÔMODO pode ser indicador 💡 concreto que ela esteja OVULANDO. . . . ✳Seja LIVRE... ✳Quebre TABUS... ✳Conheça seu Corpo. . . #ginecologia#periodofertil#ovulaçao#mulher#aumentolibido#saudemulher

    Uma publicação compartilhada por Dr. Thiago Gester (@dr.thiagogester) em

    Leia Mais:

    Nutricionista dá dicas de chás para aliviar cólicas menstruais

    Secreção na calcinha? Saiba o que pode ser