Fonte: OpenWeather

    Comportamento


    Sem feto: entenda o que é a gravidez anembrionária

    Apesar de sintomas parecidos com gravidez normal, o embrião não é desenvolvido

    De acordo com o ginecologista e obstetra, Thiago Gester, esse tipo de gravidez ocorre ainda no momento da fecundação | Foto: Divulgação

    Manaus - Para mulheres que sonham em ter um bebê, a gravidez anembrionada pode gerar tristeza e decepção. Por ser um assunto pouco debatido, a maioria não sabe o que esse tipo de gravidez pode representar na vida fértil.

    Conhecido como “ovo cego”, a gravidez embrionária ocorre quando há uma gestação sem o desenvolvimento do embrião. O corpo continua a produzir hormônios mesmo sem a presença de um embrião, podendo gerar os mesmos sintomas de uma gravidez, como o aumento dos seios, sono excessivo e inchaços.

    Como é esse tipo de gravidez?

    De acordo com o ginecologista e obstetra, Thiago Gester, esse tipo de gravidez ocorre ainda no momento da fecundação. A massa celular proveniente da junção do óvulo com o espermatozóide resulta em duas estruturas distintas: uma que abriga o feto e inclui o saco gestacional e placenta e a outra chamada de embrioblasto, responsável por gerar o embrião.

    O problema está no momento que o aglomerado celular se torna apenas suporte para gravidez e a outra metade formará o bebê, ocorrendo a “gravidez parcial”, porque o zigoto não se desenvolve corretamente.

    Descoberta nas primeiras ultrassonografias, já é possível identificar a falta de embrião. “Tenhamos cautela no diagnóstico, pois até três semanas de gravidez não se observa o embrião em gravidez normais, fazendo o médico responsável solicitar nova ultrassom em 15 dias para descartar tal diagnóstico. Os sintomas variam de assintomáticas até poucas cólicas e ou pequenos sangramentos vaginais”, explica Gester.

    Ver essa foto no Instagram

    ♀️Olá minha amigas Gestantes ou as que pretendem engravidar🤰🏻... . . 👨🏻‍⚕️Quem nunca ouviu o termo GRAVIDEZ ANEMBRIONADA e se deparou com uma tristeza e ou uma frustação muito grande 😭! . . 👨🏻‍⚕️Pois é gente... Hoje vou falar um pouco sobre isso pra vocês. . . ⚠️Afinal o que é GRAVIDEZ ANEMBRIONADA? PQ ISSO ACONTECE? . . ♀️ Então meninas, Gravidez Anembrionada também conhecida como "ovo vazio" é uma condição clínica obstétrica em que NÃO há desenvolvimento do embrião no decorrer da Gestação ou seja se gera o saco Gestacional mas nada se desenvolve no interior do útero. . ♀️ Muitas vezes NÃO há uma causa específica aparente. E geralmente é notado nas primeiras semanas gestacionais durante uma ultrasom. . . ⚠️ Porém, tenhamos cautela no diagnóstico, pois até 3 semanas de gravidez NÃO se observa o embrião em GRAVIDEZ NORMAIS, fazendo o médico responsável solicitar nova ultrassom em 15 dias para descartar tal diagnostico. . . ♀️ Os Sintomas variam de ASSINTOMÁTICAS ate POUCAS CÓLICAS e ou pequenos sangramentos vaginais. . . ⚠️ É importante dizer para vocês que as mulheres que ja passaram por essa situação NÃO terão impedimentos para uma futura gravidez normal. . .⚠️Mas se a próxima gravidez tiver novamente o diagnóstico é importante que o casal passe por um estudo genético. . . Qualquer dúvidas estamos aqui. . . Dr.thiago Gester Obstetra

    Uma publicação compartilhada por Dr. Thiago Gester (@dr.thiagogester) em

    É possível prevenir ? Quando posso tentar engravidar novamente?

    Caso a mulher esteja tentando engravidar, é recomendável que faça uso de ácido fólico e administre uma boa alimentação com alimentos ricos em ferro e vitamina B6.

    Também é recomendado que outra tentativa seja feita apenas após a primeira menstruação, depois do aborto. Além disso, é necessário a certificação de o lado emocional estar preparada novamente, apesar das sequelas psicológicas.

    “É importante dizer para as mulheres que já passaram por essa situação, que não terão impedimentos para uma futura gravidez normal. Mas se a próxima gravidez tiver novamente, o diagnóstico é importante que o casal passe por um estudo genético”, conta o médico.

    Leia Mais:

    MPF e MP-AM enviam recomendação sobre interrupções de gravidez à Susam

    Vitamina D afeta a fertilidade? Especialista responde