Fonte: OpenWeather

    Oscar 2021


    Quem leva o prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2021?

    Viola Davis, Andra Day, Carey Mulligan, Frances McDormand e Vanessa Kirby concorrem na categoria de "Atriz" do Oscar

     

    Na categoria de Atriz, os nomes seguem a diversidade que a Academia busca alcançar
    Na categoria de Atriz, os nomes seguem a diversidade que a Academia busca alcançar | Foto: Divulgação

    As previsões para a cerimônia de premiação mais esperada do ano seguem em alta. Na categoria de Atriz, os nomes seguem a diversidade que a Academia busca alcançar. Cada vez mais, o Oscar tenta se desvencilhar dos títulos que o nomeiam como racista.

    Em 2021, as nomeações para a categoria de atriz incluem um feito que não ocorre há 50 anos desde Diana Ross e Cicely Tyson: duas mulheres negras indicadas, com Viola Davis e Andra May.

    A premiação acontece no dia 25 de abril. Outras atrizes em que a nomeação já era esperada receberam a indicação: Carey Mulligan, Frances McDormand e Vanessa Kirby, com atuação em obras que repercutiram nos festivais de cinema. 

    Viola Davis em "A voz suprema do blues"

     

    Querida de Hollywood, Viola Davis ainda é competição na corrida do Oscar
    Querida de Hollywood, Viola Davis ainda é competição na corrida do Oscar | Foto: Divulgação

    Apesar de não ser um nome forte para ganhar a estatueta, a protagonista de “A voz suprema do blues”, no papel da cantora Ma Rainey foi um dos destaques do filme segundo a crítica especializada, e não pode ser descartada de qualquer disputa.

    Querida de Hollywood, Viola Davis ainda é competição na corrida do Oscar pelo peso e pelo apelo do papel como a mãe do Blues. Com a quarta nomeação da carreira, Viola Davis se tornou a atriz negra mais indicada na história do Oscar. E esse trunfo pode a fazer ser vencedora na categoria.

    O jornal New York Times classificou a atuação da atriz como “uma poderosa e marcante performance” e a Vogue, como “subversiva e pioneira” no papel.

    "A voz suprema do blues" acompanha Ma Rainey em Chicago, no ano de 1927, numa sessão de gravação de álbum mergulhada em tensão entre o ambicioso trompista Levee, interpretado por Chadwick Boseman, e a gerência branca que está determinada a controlar a incontrolável mãe do Blues.

    Onde assistir? Netflix

    Andra Day em "Estados Unidos Vs. Billie Holiday"

     

    | Foto: Divulgação

    O primeiro trabalho da premiada cantora Andra Day no cinema lançou a carreira de atriz para o topo, atuando como a protagonista de uma grande produção. E ela não decepcionou ao receber a tarefa, ganhando um Globo de Ouro, além da nomeação ao oscar.

    O primeiro trabalho como atriz sendo um grande sucesso é uma fórmula perfeita para a indicação, mas não para ser a vencedora da categoria. O The Guardian ainda definiu Andra Day como “magnética em uma das performances mais cintilantes do ano”.

    Em "Estados Unidos Vs. Billie Holiday", a cantora de jazz Billie Holiday se torna alvo do Departamento Federal de Narcóticos dos EUA que arma uma operação secreta, liderada pelo agente federal negro Jimmy Fletcher, com quem ela teve um caso tumultuado.

    Onde assistir? O filme ainda não estreou no Brasil

    Carey Mulligan em "Bela vingança"

     

    Carey Mulligan stars as "Cassandra" in director Emerald Fennell’s PROMISING YOUNG WOMAN, a Focus Features release.  
Credit: Courtesy of Focus Features
    Carey Mulligan stars as "Cassandra" in director Emerald Fennell’s PROMISING YOUNG WOMAN, a Focus Features release. Credit: Courtesy of Focus Features | Foto: Courtesy of Focus Features

    Com a primeira indicação ao Oscar, a experiente atriz Carey Mulligan é a preferida dos críticos para receber a estatueta. Como a personagem Cassie, no filme que mistura romance, comédia e suspense em um conto de terror feminista, a atriz foi definida como uma caixinha de surpresas pelos críticos.

    A versatilidade da atuação de Mulligan também ganhou 58 premiações nos mais de 132 festivais onde “Bela Vingança” foi nomeado. De acordo com o jornal Independent, a atriz é “a aposta certeira para a estatueta”.

    Em “Bela Vingança”, Cassie é uma mulher com muitos traumas do passado que frequenta bares todas as noites e finge estar bêbada. Quando homens mal-intencionados se aproximam dela com a desculpa de que vão ajudá-la, Cassie entra em ação e se vinga dos predadores que tiveram o azar de conhecê-la.

    Onde assistir? O filme ainda não estreou no Brasil

    Frances McDormand em "Nomadland"

     

    O New York Time foi um dos jornais que elogiou a atuação da atriz
    O New York Time foi um dos jornais que elogiou a atuação da atriz | Foto: Divulgação

    A atuação de Frances McDormand em Nomadland auxiliou no sucesso e a aclamação que o filme recebeu nos festivais – inclusive no Globo de Ouro. Protagonista de um dos filmes preferidos no ano, a atriz é uma das apostas do Oscar. Apesar de não ser a favorita na categoria, a atriz ainda pode surpreender.

    O New York Time foi um dos jornais que elogiou a atuação da atriz, que a caracterizou como “autêntica, coerente e ao mesmo tempo fascinante”.

    Após o colapso econômico de uma colônia industrial na zona rural de Nevada (EUA), em “Nomadland”, Fern reúne a vida em uma van e parte rumo a uma viagem exploratória, fora da sociedade dominante, como uma nômade dos tempos modernos.

    Onde assistir? Hulu

    Vanessa Kirby em "Pieces of a woman"

     

    A atriz Vanessa Kirby é outra promessa na corrida do Oscar
    A atriz Vanessa Kirby é outra promessa na corrida do Oscar | Foto: Divulgação

    A atriz Vanessa Kirby é outra promessa na corrida do Oscar, após ter sido premiado no Emmy, no BAFTA e em Veneza, em uma “produção íntima e intensa com uma atuação dolorosa e real”, segundo a Vogue.

    Em “Pieces of a woman”, um parto complicado em casa deixa uma mulher às voltas com profundas consequências emocionais, isolada de seu parceiro e de sua família por um abismo de tristeza.

    Onde assistir? Netflix

    Leia mais:

    Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2021

    Veja a lista de ganhadores do Grammy 2021

    Documentário 'Chorão: Marginal Alado' ganha primeiro trailer; confira